Após 15 anos América conquista Campeonato Mineiro com gol do fabricianense Danilo

O América foi aguerrido e não se intimidou diante do Atlético no Mineirão, pelo jogo de volta da final do Campeonato Mineiro e empatou em 1 a 1, com gol do fabricianense Danilo. Como o jogo de ida o Coelho havia vencido o jogo por 2 a 1, com gols de Danilo, o time conquistou o título após um jejum de 15 anos. O gol do Galo na partida foi marcado por Clayton.

O JOGO
O Atlético, entrou em campo com uma formação diferente, colocando Carlos César de titular na lateral e Marcos Rocha no meio, colocando mais movimentação no meio de campo alvinegro, deixando Robinho no banco.  O América esperou o rival em seu campo para sair no contra-ataque, mas não obteve êxito em sua estratégia.

Na primeira ofensiva alvinegra, Carlos recebeu lançamento de Lucas Pratto na grande área e foi travado na hora do cruzamento. Aos 14 minutos, Carlos foi à linha de fundo e cruzou para o corte da zaga. Após o escanteio, Erazo finalizou e exigiu grande defesa de João Ricardo.

Aos 22, João Ricardo errou a saída de bola e Marcos Rocha tentou chute por cobertura do meio-campo, mas a bola saiu longe do gol. No minuto seguinte, Carlos recebeu lançamento de Rafael Carioca pelo meio, saindo cara a cara com o goleiro americano, mas a arbitragem assinalou impedimento inexistente do atacante atleticano.

Aos 38, Victor Rangel quase marcou um golaço. O atacante americano recebeu bola e de bicicleta mandou a bola para o gol, obrigando seu xará a fazer grande defesa. Aos 43, Carlos sentiu e foi substituído por Clayton. Em seguida, Tiago recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

Foto: Ramon Lisboa/EM
Foto: Ramon Lisboa/EM

SEGUNDO TEMPO
O Atlético voltou do intervalo com outra alteração: Robinho no lugar de Hyuri. De cabeça, Robinho desviou escanteio pela esquerda. Na sequência da jogada, Clayton cruzou pela direita e a defesa do América fez o corte.

A entrada de Robinho deu mais movimentação ao Atlético e o time se mostrava mais ofensivo que na primeira etapa. Aos oito minutos, Marcos Rocha cruzou pela direita e Robinho chutou de primeira para mais uma grande defesa de João Ricardo.

Aos 12 minutos, Lucas Pratto recebeu passe de Robinho, driblou seu marcador e chutou para a defesa parcial de João Ricardo. Clayton pegou o rebote e mandou para a rede: Galo 1 a 0. O gol de Clayton incendiou a torcida atleticana no Mineirão. Logo depois do gol, o América quase empatou com chute de Rafael Bastos, porém Victor fez grande intervenção.

Quando o Atlético estava melhor na partida, o América passou a ficar com 10 jogadores em campo. Num contra-ataque, Júnior Urso foi derrubado por Alison, que já tinha amarelo e também foi expulso.

Porém, a expulsão ao invés de abalar o Coelho parece ter rendido mais motivação e aos 38 empatou a partida. Osman cruzou, Borges ajeitou e o fabricianense Danilo finalizou de primeira dando novas esperanças ao torcedor americano: 1 a 1.

Após o empate o Atlético passou a buscar o gol. Aos 41, Pratto recebeu cruzamento de Robinho e concluiu para fora. Já nos acréscimos, Clayton cruzou e a bola atravessou a pequena área. O Galo pressionou até o fim, mas não chegou ao gol.

Com o empate, o América sagrou-se campeão Mineiro após um jejum de 15 anos. Após o jogo, Danilo se mostrou muito contente com a conquista. “Estou feliz demais. David (pai), Lia (mãe). Meus irmãos, minha esposa Lorena e minha filha Sofia. Esse título é para eles. Venho batalhando muito, chegando cedo para batalhar sempre. É uma coisa que eu gosto de fazer e uma hora vem”, destacou o lateral.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO 1 x 1 AMÉRICA

Atlético: Victor; Carlos César (Edcarlos), Tiago, Erazo e Douglas Santos; Rafael Carioca, Júnior Urso, Marcos Rocha e Hyuri (Robinho); Carlos (Clayton) e Lucas Pratto. Técnico: Diego Aguirre.

América: João Ricardo; Artur (Jonas), Sueliton, Alison e Bryan; Leandro Guerreiro, Claudinei (Borges), Danilo e Rafael Bastos (Tiago Luis); Osman e Victor Rangel. Técnico: Givanildo Oliveira.

Cartões amarelos: (Atlético); Sueliton, Osman, Danilo (América)
Cartões vermelhos: Tiago (Atlético), Alison (América)
Gols: Clayton (Atlético) e Danilo (América)

Motivo: Campeonato Mineiro – Final (Jogo de volta)
Local: Mineirão
Data: 8/5/2016
Hora: 16h
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Auxiliares: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa/BA) e Carlos Berkenbrock (Especial 1 – CBF/SC)

Comentários