Árbitros de Ipatinga não tem nada a comemorar no Dia do Árbitro


Árbitros da LDI vêm sofrendo com agressões durante as partidas e também com salários atrasados.

Nesta segunda-feira – 11 de setembro – é comemorado o Dia Nacional do Árbitro Esportivo. Os árbitros têm muita responsabilidade nas mãos e todos torcem para passarem despercebidos durante a partida. Uma profissão digna e que precisa muito da valorização na categoria.

Porém, na região do Vale do Aço, os árbitros não estão tendo muito que comemorar. Com salários em atraso e sem condições de segurança nas partidas de futebol, os árbitros da Liga de Desportos de Ipatinga (LDI) vêm sofrendo com agressões durante as partidas.

O VALE DO AÇO ESPORTES já havia noticiado no fim do mês de agosto uma agressão a um árbitro no Campeonato Paraisense.

Na última semana, mais uma agressão, desta vez no Supermáster Ipatinguense, na partida entre Pioneiros x Beira Rio. Quando o goleiro do Pioneiros, após ser expulso, acertou um soco no rosto do árbitro da partida. Com isso, o árbitro foi parar no hospital.

A violência nos gramados está tão absurda, ao ponto de chegar a atletas com idade acima de 45 anos. Os senhores, que deveriam dar o exemplo para a garotada, estão protagonizando cenas lamentáveis.

No último domingo (10), mas um relato de agressão. Na partida entre Forquilha x Esperança, pela Série B do Amador, o jogo foi encerrado após o árbitro assistente sofrer uma “chuva de terra e pedra” após uma marcação de impedimento, conforme relatado por ele.

A triste situação recai sobre a LDI e Prefeitura de Ipatinga, a “dona do campeonato”. Ambas precisam ter o pulso forte para acabar com a violência.

O presidente da entidade, que tem o poder para acabar com esta situação. Deveria baixar uma nota oficial, oficializando que a equipe ao qual o atleta agredir algum membro da arbitragem ou delegado da partida, será automaticamente eliminada da competição.

Mas a culpa não é apenas da organização da competição. O Tribunal de Justiça Desportiva de Ipatinga (TJD) tem que acabar com a morosidade e dar penas mais severas a estes que se quer podemos dizer que são atletas.

Caso uma atitude não seja tomada, poderemos ver cenas mais lamentáveis ainda no decorrer da competição.

Devido à falta de segurança e o medo de serem agredidos, alguns árbitros já estão até aposentando os apitos e bandeiras.

Uma informação que circula nos bastidores é que os árbitros estão aguardando um posicionamento da entidade. Se caso não houver solução para a falta de segurança, eles não entrarão em campo no próximo fim de semana.

O Vale do Aço Esportes parabeniza os árbitros pelo seu dia. Deseja ainda que façam bons jogos e que passem despercebidos durante as partidas. Lembramos, que somos contra qualquer tipo de violência. Seja ela verbal ou física.

PAZ NOS ESTÁDIOS!

PARABÉNS A TODOS OS ÁRBITROS!

Comentários