Beira Rio é campeão do Circuito Base Forte Itinerante Vale do Aço

Beira Rio venceu o Alfa por 1 a 0 na final. Fotos: Igor Reis/Vale do Aço Esportes

Nesse fim de semana o estádio Lanari Junior, na Usipa, foi palco do Circuito Base Forte Itinerante Vale do Aço. O evento organizado pelo Cruzeiro, com o objetivo de captar atletas, teve a participação de 10 equipes, que competiram em dois dias. O Beira Rio foi o grande campeão da competição, ao vencer o Alfa por 1 a 0 na final. Os jogos foram apitados pelos árbitros de Ipatinga Pedro Henrique e Marcial Alves.

Fase classificatória do Circuito Base Forte Itinerante Vale do Aço

A primeira fase do torneio foi disputada no sábado (16), com a participação das dez equipes. Os times foram divididos em dois grupos de cinco, que jogaram quatro jogos cada, com duração de 30 minutos, em campo society.

Pelo Grupo A, o Alfa classificou em primeiro, com três vitórias e um empate. O segundo lugar do grupo ficou com o Beira Rio, com duas vitórias, um empate e uma derrota. Confira abaixo os resultados da primeira fase pelo Grupo A:

  • Casib 0 x 1 Alfa
  • Beira Rio 1 x 0 Caratinga E.C
  • Usipa 2 x 0 Casib
  • Alfa 1 x 0 Beira Rio
  • Casib 0 x 3 Beira Rio
  • Caratinga E.C 2 x 3 Usipa
  • Caratinga E.C 7 x 0 Casib
  • Usipa 0 x 1 Alfa
  • Alfa 1 x 1 Caratinga E.C
  • Beira Rio 2 x 2 Usipa

No Grupo A, o Santa Maria, da cidade de Itabira foi o primeiro colocado. O time itabirano terminou a fase classificatória com duas vitórias e dois empates. Em segundo lugar ficou o UAI, de Inhapim, com duas vitórias e dois empates, porém com menor saldo de gols. Veja abaixo os resultados da primeira fase, pelo Grupo B:

  • Santa Maria 0 x 0 Acesita
  • RPS 3 x 1 Vargem Alegre
  • UAI 1 x 1 Santa Maria
  • Acesita 4 x 0 RPS
  • Santa Maria 4 x 0 RPS
  • Vargem Alegre 1 x 3 UAI
  • Vargem Alegre 0 x 5 Santa Maria
  • UAI 2 x 1 Acesita
  • Acesita 3 x 0 Vargem Alegre
  • RPS 1 x 1 UAI
Semifinais do Circuito Base Forte Itinerante Vale do Aço

No domingo foi a vez dos jogos das semifinais e final. Às 8h40, a bola rolou nos dois campos para os confrontos que definiram os finalistas. O Alfa, primeiro colocado do Grupo A enfrentou o UAI, segundo no Grupo B. Na outra partida, o Santa Maria, primeiro no Grupo B enfrentou o Beira Rio, segundo do A.

O jogo entre Alfa e UAI foi marcado pelo equilíbrio. Ambas as equipes tiveram boas oportunidades. O único gol da partida foi marcado por Marco Túlio, do Alfa, no primeiro tempo. Com o resultado de 1 a 0, o Alfa garantiu a vaga na final.

Na outra partida, Santa Maria e Beira Rio protagonizaram um grande jogo. O Beira Rio saiu vitorioso de campo, por 2 a 0, com dois gols de Leandro, um em cada tempo, garantindo a vaga na final.

A final: Alfa x Beira Rio

Alfa e Beira Rio se enfrentaram duas vezes na competição. Na primeira partida entre as equipes, pela fase classificatória, o Alfa venceu por 1 a 0. Com isso, a partida teve clima de revanche para o Beira Rio.

As principais oportunidades da partida foram criadas pelo Alfa. Porém, a estrela do goleiro Luis Felipe salvou o Beira Rio inúmeras vezes, com grandes defesas.

O único gol da partida saiu no segundo tempo, em um chute de fora da área de Erik. A bola bateu no travessão, quicou dentro do gol e saiu, gerando muita reclamação do Alfa, alegando que não foi gol.

O time de Timóteo foi com tudo para cima da equipe alvinegra, para tentar o empate e levar a decisão para os pênaltis, porém não teve sucesso. Terminando o jogo em 1 a 0 para o Beira Rio, que devolveu o placar da primeira fase.

O Beira Rio, comandado por Weberson Vieira, foi campeão atuando com: Luis Felipe; Abraão; Michael. Leandro; Thiago; Erik; Davi; Vanderson Junior; Cristhyan; Richard; Kauã; Hugo; Matheus; Iago; Micael; Pedro Henrique e João Vitor.

Já o Alfa, do técnico Wescley Lisboa, foi vice-campeão com: Luiz Otávio; Gabriel Rosa; Davi; Erick; Gabryel; Gustavo; Marco Túlio; Diego; Abraão; Rikhelme; Victor; Guilherme; Pedro Henrique; Juan e Yan.

Destaques do Circuito Base Forte Itinerante Vale do Aço

Além do troféu de campeão, o Beira Rio levou para casa mais dois troféus. O de destaque da competição, com Leandro Albino e o de melhor treinador, com Weberson Vieira.

Já o UAI, levou os troféus de melhor goleiro, com Dimitri Bomfim, e de artilheiro com Marcelo Reis.

O Circuito Base Forte Itinerante Vale do Aço

O Circuito Base Forte surgiu em 2009, com o objetivo de captar atletas para o Cruzeiro, e hoje é uma referência no país. Neste ano, o clube celeste criou o formato Itinerante, no qual realiza periodicamente a competição em várias cidades do interior de Minas Gerais.

Na edição Vale do Aço esteve presente o coordenador do Circuito Base Forte Itinerante, Marco Túlio Lopes, ex-jogador do Cruzeiro e do Ipatinga, acompanhado do coordenador de Captação do Cruzeiro, Ricardo Mendes, e do observador técnico Amarildo Borges.

A organização da etapa foi realizada pelo Cruzeiro, em parceria com a Volt Brand, tendo como apoiadores local Dalton Pinheiro (Usipa) e Rodrigo Posso (RPS). A etapa contou com o apoio dos seguintes patrocinadores: San Diego Hotéis, Brasauto, Gatorade, Estrela Sports e Millenium Inox.

Segundo Amarildo, oito atletas foram selecionados para fazes testes na Toca da Raposa. “O evento foi super positivo, tendo em vista que o Vale do Aço é um grande celeiro de atletas. Tenho certeza que vamos levar muita coisa boa daqui. Pelos nossos cálculos, selecionamos oito atletas. Agora, esses atletas farão uma avaliação no clube e os que se destacarem lá passarão a ser monitorados”, disse o observador técnico.

Já Marco Túlio, organizador do evento, avaliou de forma positiva o torneio em Ipatinga. “A etapa Vale do Aço foi excelente. Ficamos satisfeitos de mais com as pessoas que acreditaram no projeto. Além de trazermos as crianças para a atividade física e para o futebol, conseguimos ver crianças com bons valores e qualidade. O importante é que foram 170 atletas participando, os que foram selecionados e tiverem oportunidade de ir para o Cruzeiro será muito bom. Porém, o mais bacana do evento é ver a integração entre as escolas de futebol e mostrar que todos juntos podemos fazer uma coisa bacana para o Vale do Aço, que é uma região que sempre oferece atletas para Cruzeiro, Atlético e América”, disse o organizador.

Confira abaixo nas galerias, as fotos dos dois dias de competição. Caso tenha interesse em adquirir alguma foto, basta entrar em contato clicando AQUI.

Confira as fotos do 1º dia de competição.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Confira as fotos do 2º dia de competição.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comentários