Com dez equipes, Ipatinguense Sub-11 e Sub-13 começa dia 25 de março

Grande novidade da competição é o fim das finais em campo neutro. Foto: Igor Reis/Vale do Aço Esportes

Em reunião realizada nessa quarta-feira (15), na Liga de Desportos de Ipatinga (LDI), ficou acertado os detalhes para a disputa dos Campeonatos Sub-11 e Sub-13 do Ipatinguense 2017, que neste ano terá a participação de 10 equipes. O ponta-pé inicial está marcado para o dia 25 de março. Já o término da competição está previsto para dia 15 de julho.

Participaram do arbitral representantes dos seguintes clubes: Atlântico; Beira Rio; Iguaçu; Industrial (RPS); Jabaquara; Paraíso; Rio Branco; União (Ideal); Usipa e Vila Celeste.

Modelo de disputa
Na fase classificatória, as dez equipes se enfrentarão em turno único, classificando para a próxima fase os oito melhores times, que a partir daí se enfrentarão em mata-mata até chegar à final. Para critérios de desempate, na fase classificatória, será utilizado nos mesmos moldes anteriores, prevalecendo o confronto direto como primeiro critério de desempate.

Na fase eliminatória, os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta, sempre com a equipe com melhor aproveitamento na competição fazendo o jogo de volta em casa. Na fase de mata-mata, também foi decido que não haverá vantagens de saldo de gols, portanto, em caso de empate no número de pontos, a decisão de quem avança à próxima fase será nas penalidades máximas.

Clima quente entre dirigentes
O clima da reunião ficou mais agitado quando chegou ao tema que deliberava sobre a quantidade de atletas de fora do município. Alguns clubes se opuseram a participação de tais atletas e outros não. A discussão durou quase vinte minutos, quando chegou ao fim, por meio de votação, que permitiu a participação de três atletas de fora do município, durante o jogo. A votação terminou apertada, por 5 a 4, pois o dirigente do União se absteve do voto.

Votaram a favor da participação de atletas de fora do município: Beira Rio; Industrial/RPS; Jabaquara; Paraíso e Usipa. Foram contra: Atlântico; Iguaçu; Rio Branco e Vila Celeste.

Os jogos
Ficou definido que as partidas serão realizadas aos sábados, começando às 8h com a categoria Sub-11, tendo o limite de tolerância de 20 minutos. Já a categoria Sub-13, terá seu início às 9h, sem a tolerância, que é válida apenas no primeiro jogo.

As partidas do Sub-11 terão dois tempos de 20 minutos. Já no Sub-13, serão dois tempos de 25 min. Em comum acordo, os dirigente pediram que fosse acrescentados cinco minutos em cada tempo para as duas categorias. O diretor técnico, Amarildo Francisco, o Lequinha, ficou de avaliar na legislação vigente se há algum impedimento. Caso não houver, as partidas passarão a ter dois tempos de 25 min, no Sub-11, e dois de 30 min, no Sub-13.

Finais nos campos dos clubes
A pedido dos clubes, as finais não serão mais realizadas em campos neutros. Os jogos serão realizados nos campos dos finalistas, desde que os campos e estrutura do local ofereçam condições de abrigar uma final de competição, conforme informado pela LDI. Pela definição, o clube com melhor índice técnico, fará a finalíssima em sua casa. Porém, todos os detalhes dos jogos, serão definidos em reunião entre os finalistas e a LDI, em data oportuna.

A tabela completa será disponibilizada em breve, pela entidade. Na primeira rodada, dia 25 de março, serão realizados os seguintes jogos:

  • Industrial/RPS x União
  • Paraíso x Jabaquara
  • Vila Celeste x Atlântico
  • Rio Branco x Iguaçu
  • Usipa x Beira Rio
Comentários