Com o apoio de Itair Machado, novo presidente do Ipatinga planeja o retorno à elite do futebol mineiro


O empresário Cristiano Araújo foi eleito, neste mês, como novo presidente do Ipatinga. Foto: Igor Reis/Vale do Aço Esportes

O Ipatinga Futebol Clube está com uma nova gestão há pouco mais de uma semana. Sob o comando do empresário Cristiano Araújo, o Tigre planeja seu retorno à elite do futebol mineiro. Para isso, o planejamento para a disputa da Segundona do Mineiro já começou. Um dos maiores “reforços” da nova gestão é o apoio do ex-presidente Itair Machado, responsável pela indicação de Cristiano à presidência da agremiação.

A eleição para o novo presidente do Ipatinga estava prevista para ser realizada no início do mês de março, porém, após a renúncia do ex-presidente Almir Azevedo, na sexta-feira (10/2), a eleição foi antecipada para o sábado (11/2), onde o nome de Cristiano Araújo foi eleito como presidente, tendo como vice-presidente o ex-zagueiro Wanderly Ribeiro, o Preto.

Retorno de Itair Machado
Desde sua saída da presidência do Ipatinga, muito se falava sobre sua atuação nos bastidores do clube nos últimos anos. Porém, agora, Itair Machado apareceu de vez no contexto do Ipatinga, não como dirigente do clube, mas sim como um apoiador de Cristiano Araújo, que foi seu indicado à presidência do Tigre. Segundo o atual presidente, o apoio de Itair é fundamental para o crescimento do Ipatinga, devido sua experiência e acesso dentro de grandes clubes e empresas nacionais.

Em busca de apoio
Nesta semana, Cristiano Araújo já se reuniu com alguns políticos e empresários na busca por apoio ao Tigre. Na segunda-feira, o dirigente participou de uma reunião, em Belo Horizonte, com o deputado federal Leonardo Quintão. Já nesta terça, Cristiano se reuniu com o presidente da Câmara de Ipatinga, vereador Nardyello Rocha, onde discutiram sobre a reforma do estádio Ipatingão e apoios ao Ipatinga.

Estruturação do Departamento de Futebol
Na busca pelo acesso ao Módulo II do Mineiro, o Ipatinga terá seu Departamento de Futebol comandado por Amarildo Ribeiro, que atuará como diretor de futebol. Atualmente, Amarildo está como diretor de futebol do Democrata-GV. Outro velho conhecido do torcedor quadricolor, Geraldo Testa, assumiu o cargo de supervisor de futebol, cargo que até então era ocupado por Ademar Teodoro, que agora é responsável pelas categorias de base do clube.

Além disso terão o apoio do Dr. Luiz Coelho, filho do eterno Dr. Geraldo Coelho, e também do Dr. Sérgio Pinto, no Departamento Médico.

Obras no CT com parcerias locais
O clube já acertou algumas parcerias para a reforma e modernização do Centro de Treinamento. As obras que contemplam a revitalização dos campos de futebol, podas de árvores e grama, alojamentos, novos vestiários, criação do Departamento Médico e instalação de sistema de segurança em todo CT, estão sendo realizadas com o apoio de empresas locais.

Confira alguns pontos da entrevista, do Vale do Aço Esportes, com o presidente do Ipatinga Cristiano Araújo.

VALE DO AÇO ESPORTES – Qual a sensação de assumir a presidência de um dos principais clubes de Minas Gerais?

CRISTIANO ARAÚJO – Está sendo uma sensação diferente. Podemos ver muito apoio ao Ipatinga, a imprensa, os torcedores e os empresários estão juntos com o time. Estamos criando uma vida nova no Ipatinga. Temos que esquecer o que já passou e forcar no nosso objetivos. Estamos criando um planejamento, bem antecipado, coisa que não aconteceu nos últimos anos. Nossos objetivos são trabalhar com planejamento, foco e transparência. Além de montar um time competitivo para voltar com o Ipatinga à elite do futebol mineiro.

VDAE – Como procedeu a escolha do seu nome à presidência do clube?

CA – Eu sempre tive vontade de assumir um cargo assim. Eu tinha saído do Conselho Deliberativo do Ipatinga, há algum tempo. A minha vinda para a presidência do clube, é porque eu acreditei no projeto do Ipatinga, do qual o Itair faz parte. Eu só aceitei ser presidente do clube se eu tivesse o suporte dele, pois preciso dele.

VDAE – Qual a função do Itair Machado no Ipatinga?

CA – O Itair não exerce nenhum cargo no clube, ele é um apoiador. Ele não é diretor, não é conselheiro, ele só quer tentar reerguer o Ipatinga novamente. Primeiro ele conseguiu o Amarildo, um diretor de futebol preterido por muitos clubes. Agora, ele segue me dando um apoio nos bastidores, porém, sem exercer nenhum cargo no clube.

VDAE – Como a sua indicação à presidência ajuda o clube nas parcerias com empresas e poder público?

CA – Tenho uma abertura muito boa junto aos empresários da região. Temos na Secretária de Esportes, o ex-diretor do Ipatinga, Carlão Oliveira, que, junto com o prefeito Sebastião Quintão, está ajudando para que o esporte na cidade volte a crescer, tanto que não estão medindo esforços para a reforma do Ipatingão. Além disso, tenho um relacionamento bom com o deputado federal Leonardo Quintão.

VDAE – Após a reforma do Ipatingão, o clube pretende uma parceria para voltar a administrar o estádio?

CA – Seria bom para o Ipatinga. Mas, neste momento, ainda não pensamos em como vamos abordar a prefeitura sobre esse assunto. Hoje a Liga de Desportos de Ipatinga (LDI) utiliza o espaço do Ipatingão e ainda não conversei com o Roberto Xavier, o Coelhinho, sobre o que é melhor para o Ipatinga. Porém isso não é a prioridade do clube neste momento, mas claro que a gente tem interesse em resgatar o Ipatingão. Mais a frente vamos sentar, ver o que é melhor para o Ipatinga e também para a LDI.

VDAE – Como o Ipatinga pretende atrair o torcedor a campo?

CA – Como todos nós sabemos, o torcedor só vai ao estádio se tiver uma estrutura por trás. Vamos tentar abaixar o preço dos ingressos, pois para a terceira divisão o valor atual é muito alto, não é fácil. Vamos, juntos com a Secretária Municipal de Educação, através do vice-prefeito e secretário Dr. Jésus Nascimento, fazer uma parceria com as escolas, para que as crianças possam ir aos jogos e assim seus pais também comparecerem. Temos também a ideia de realizar jogos do Campeonato Ipatinguense nas preliminares dos jogos do Ipatinga, no Ipatingão.

VDAE – Com relação ao treinador para a Segundona, Wantuil Rodrigues está realmente confirmado?

CA – Ainda não está definido. A partir do momento que acabar o Módulo II do Mineiro vamos conversar com ele, pois ele está comandando o Uberaba. Ele é o primeiro nome da nossa lista para o comando do Tigre. Amarildo tem outros nomes também, mas o Wantuil é o primeiro, isso pela sua experiência e por conhecer e já ter passagens pelo Ipatinga.

VDAE – O Ipatinga tem algum projeto para a revitalização do ginásio?

CA – O Ginásio segue interditado. Após o feriado de carnaval estaremos reunindo com a Usiminas e com o Ministério Público para ver a situação do local, para podermos definir os próximos passos, pois temos interesse em revitalizar o ginásio.

Comentários