Comel autoriza Prefeitura estabelecer convênio com LDI e Liespe


Na tarde dessa terça-feira (9) os membros do Conselho Municipal de Esporte e Lazer de Ipatinga (Comel) voltaram a se reunir, na Secretária Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), para restabelecer o Conselho e deliberar vários assuntos para este ano. Dentre os principais estavam os convênios com a Liga de Desportos de Ipatinga (LDI) e Liga Ipatinguense de Esportes Especializados (Liespe).

Diferente dos anos anteriores, quando o conselho era usado apenas de faixada, na atual gestão, o Comel ganhou seu devido peso e passou ter ações dentro da Semcel, em caráter consultivo e deliberativo.

Na oportunidade o secretário da Semcel, Carlão Oliveira, lembrou do sucateamento ao qual o Conselho estava e disse querer dar vida nova para o Comel. “Quero pedir que o Conselho esteja com a Semcel em todos os momentos. O Comel é deliberativo. Serve para tomar decisões e andar junto com a secretaria”, disse.

Os principais assuntos da pauta da última reunião foram os convênios com LDI e Liespe, a participação da cidade nos JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais) e JIMI (Jogos de Minas Gerais), Fundel (Fundo Municipal do Desenvolvimento do Esporte e Lazer) e o ICMS Esportivo.

Durante a reunião, os conselheiros deliberaram que as entidades LDI e Liespe são as únicas em seus ramos, dentro do município, que oferecem condições de realizações de tais atividades, autorizando que o Executivo as liberem de um chamamento público e estabeleça o convênio, de acordo como prevê o Marco Regulatório.

Agora, o Executivo encaminhará para o Legislativo a Lei Autorizativa, que se aprovada pelos vereadores, retornará para o Executivo, para que firme o convênio com as duas entidades, com repasses mensais. Durante a reunião, os representantes das entidades foram orientados para que andem em dia e corretamente com suas prestações de contas, senão a 2ª parcela do convênio não será repassada.

Diante da crise financeira, que passa o município, o secretário informou que os valores dos convênios não serão como nos moldes anteriores. “O governo decidiu que será repassado valores de convênio para as duas entidades, porém, com valores muito abaixo do que foi apresentado pela Câmara”, pontuou.

Outro ponto importante, foi a definição da participação da cidade de Ipatinga nos JEMG e JIMI, no qual está incluso nos planos de trabalho da Liespe.

Os conselheiros, também deliberaram algumas alterações na Lei do Fundel e estratégias para angariar recursos com o IMCS Esportivo.

A próxima reunião do Comel está agendada para o dia 13 de junho, às 16h, na sala de reuniões da Semcel.

Comentários