Ipatinga chegou ao fundo do poço e a culpa é de quem?

O Ipatinga Futebol clube ainda não conseguiu se equilibrar desde sua volta ao Vale do Aço, em 2014. De lá pra cá, foram só derrotas vergonhosas e vexames para seu torcedor, que não conseguiu reviver os velhos momentos do “Tigrão de Aço” em seus tempos áureos.

Neste sábado, o torcedor quadricolor levou mais uma facada no peito. Com o pior aproveitamento do campeonato, o time perdeu para o América-TO e foi rebaixado à Segundona, equivalente a 3ª Divisão do Estadual.

O problema seria treinadores, jogadores ou diretoria? Desde o seu retorno ao Vale do Aço, o Tigre foi treinado por vários técnicos dentre eles Reinaldo Lima, Flavio Annunziata, Ney da Matta, Pretinho da Matta, Fred Pacheco, Wasterdeyle Lima, Conrado Ramos. Será que eles são tão ruins que não sabiam escalar jogadores? Ou seria o problema os jogadores? Creio que esse também não seria o problema, já que vários jogadores experientes e que se revelaram ao longo do tempo passaram pelo clube, como os experientes Russo e Márcio Gabriel, as revelações Michell, zagueiro, e Henrique, atacante destaque do Paraná na Série B.

Então sobra apenas uma opção. A Diretoria. Sim, a mesma diretoria que contrata, decide quem vai pro jogo, escolhe quem o “patrocinador” quer para jogar. Do tipo: “está me ajudando, tenho que colocar jogador dele para jogar”.

Uma diretoria amadora, que segundo fontes, vem sendo dirigida nos bastidores, por Itair Machado, que ajuda o clube financeiramente, custeando com viagens, hospedagens e juridicamente no TJD. Diretoria essa, que teve a sua frente Jaider Moreira e Almir Azevedo, na “presidência”. A diretoria de futebol, melhor nem falar, foram tantos erros, más contratações, falta de programação, deixando tudo para última hora.

Sobre a torcida, precisa nem falar, mesmo que em pequeno número, os verdadeiros torcedores estavam sempre lá, apoiando o time nos momentos que mais precisavam. Porém dentro de campo o time não correspondia.

Nesses três anos após sua volta ao Vale do Aço, o Ipatinga em 46 jogos, venceu apenas sete partidas, empatou 11 e perdeu 28 jogos. Ao todo foram 34 gols marcados, contra 71 sofridos, tendo um saldo negativo de 37 gols.

Com isso você escolhe quem é o culpado de mais esse desastre do Ipatinga.

Comentários