Ipatingão será reformado para voltar a receber grandes jogos

A antiga administração deixou o estádio abandonado. Foto: Igor Reis/Vale do Aço Esportes

O secretário municipal de Obras de Ipatinga, Antônio Luiz Caram, e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Oliveira, realizaram uma visita técnica às instalações do estádio municipal João Lamego Neto (Ipatingão), na manhã desta segunda-feira (20). O objetivo foi conferir de perto as condições de cada setor do complexo esportivo, que passará por uma série de reformas. A expectativa é que até o fim do ano o local seja entregue à comunidade em perfeitas condições, novamente preparado para sediar grandes eventos.

No momento está sendo confeccionada uma planilha para a reprogramação de itens do projeto de reforma. O estudo segue logo depois para aprovação da Caixa Econômica Federal. Na sequência, será aberto o processo licitatório para definição da empresa que vai executar a obra.

Recursos de R$ 2,1 milhões estão sendo captados junto ao Ministério do Esporte, graças a intervenção do mandato do deputado federal Leonardo Quintão. O valor é liberado exclusivamente para esta finalidade, sem contrapartida do município.

A reforma do Ipatingão é uma determinação do prefeito Sebastião Quintão dentro de sua política de valorização do esporte e do turismo, como afirma o secretário Antônio Luiz Caram.

Segundo Caram, serão revistas as redes elétrica e hidráulica do estádio, que estão bastante danificadas pela ação do tempo e sem condições de uso, assim como os toldos que fazem a cobertura das saídas de ar. Vestiários e banheiros serão reformados, já que na vistoria foram percebidos vazamentos e infiltrações.

A reforma civil prevê ainda serviços de pintura, readequação do piso em alguns locais e aplicação de azulejos. Deverão também ser colocados guarda-corpos junto às escadarias. Aqueles que estão ao longo do fosso igualmente passarão por reforma. Haverá ainda a construção de passagem de fuga para incêndios e com proteção para uso de ambulâncias e viaturas do Corpo de Bombeiros. “Com isso, estaremos atendendo as exigências do Corpo de Bombeiros e daremos ainda maior conforto para os atletas e o público que se fizer presente aos eventos no Ipatingão”, prevê o secretário de Obras.

As cabines de onde os profissionais de imprensa fazem suas transmissões também serão revitalizadas. Outro item importante e moderno com o qual o estádio passará a contar é uma iluminação de campo em HD, assegurando que a transmissão dos jogos possa ser feita em alta definição.

Como o painel eletrônico que existe no estádio é inadequado e não atende aos fins necessários, ele será retirado. Em seu lugar será colocado um novo, com melhor relação custo/benefício.

VERBA ESPECÍFICA
“Não estamos gerando despesas. Há uma dotação específica para execução desse trabalho. O que estamos fazendo é usar os recursos em tempo hábil e com responsabilidade. Caso contrário, a verba retorna aos cofres do Ministério do Esporte. E o prazo está quase expirado. Trata-se de um importante ponto turístico, um cartão postal da cidade que ficou abandonado. É um espaço voltado para a população, que sem o devido cuidado está sucateado. O prefeito Sebastião Quintão faz questão que não se perca nenhum recurso que venha do Estado ou da União”, salientou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Oliveira.

Ele ainda acrescentou que a reforma do estádio chegou a ser iniciada na gestão passada, mas por razões desconhecidas foi paralisada após execução de apenas 2% do necessário.

Comentários