Representantes do futebol americano apresentam reivindicações para secretário de Esportes

O fortalecimento do futebol americano em Minas Gerais esteve em pauta na tarde dessa quarta-feira (17) na Secretaria de Estado de Esportes (SEESP). Durante mais de uma hora, o secretário Carlos Henrique e o secretário adjunto Ricardo Sapi estiveram reunidos com representantes de cinco equipes mineiras da modalidade: Minas Locomotiva, Get Eagles, Monte Santo Highlanders, Pouso Alegre Gladiadores e Uberaba Zebus.

Na oportunidade, os dirigentes apresentaram a atual situação do esporte no Estado, o número de times, de praticantes e as variantes da modalidade. Eles aproveitaram para solicitar o apoio da Secretaria para a Federação Mineira de Futebol Americano (Femfa), que está sendo reestruturada e em breve será assumida por uma nova gestão, e para constituir uma sede para a entidade em Belo Horizonte.

O Campeonato Mineiro, que volta a ser realizado em 2016 após 3 anos sem acontecer, também foi um dos temas abordados no encontro. Os representantes pediram o suporte da Seesp para difundir a modalidade e aproximar os times já existentes para que o futebol americano se torne mais forte em Minas Gerais.

Presidentes de clubes do interior apresentaram a proposta de levar a modalidade para dentro das escolas. Em algumas unidades de ensino de Pouso Alegre e Monte Santo, no Sul de Minas, o futebol americano já é praticado no contraturno escolar para que os jovens possam ocupar o tempo ocioso afastando os jovens das drogas.

O secretário de Estado de Esportes Carlos Henrique assumiu o compromisso de apoiar a modalidade e trabalhar para instituir em Minas Gerais a cultura do futebol americano, que envolve não só as partidas, mas a presença de famílias que interagem antes e após os jogos. A SEESP comprometeu-se também em treinar os integrantes da Femfa para que eles possam conhecer melhor os mecanismos de incentivo ao esporte de que a Secretaria dispõe.

Comentários