Usipa é conquista Mineiro Dangai de Judô

Nesse fim de semana a equipe Pitágoras/Consul/Daido/Gasmig/Usipa conquistou o grande título de campeã do Campeonato Mineiro Dangai de Judô. A competição promovida pela federação mineira de judo reuniu 345 atletas de 17 clubes/academias do estado em Belo Horizonte.

A equipe usipense garantiu a classificação geral com 677 pontos, somando 39 ouros, 12 pratas e 3 bronzes. O Minas Tênis Clube ficou em segundo lugar com 452 pontos, seguido da Associação Esporte sem fronteira do Brasil, com 429 pontos.

Segundo o Coordenador de Judô da Usipa, Hevilmar Rocha, que também acompanhou a equipe na viagem, conquistar o título de campeão do Dangai é muito gratificante. “Com a determinação dos atletas aliada a uma estratégia bem traçada conseguimos um excelente resultado. Um grande diferencial neste ano foi a transferência do evento para a capital Mineira. Mesmo com o deslocamento e contato com a nova estrutura, nossa equipe não se intimidou e mostrou uma bela performance nos tatames, ressalta.

Além do título, Hevilmar destacou a importância de alguns valores importantíssimos, para quem deseja praticar o esporte. “O judô trabalha diretamente na formação do caráter dos atletas e a disciplina e respeito são elementos essenciais neste processo”, comenta o coordenador.

Dangai
O Campeonato Mineiro leva o nome Dangai, palavra que em japonês significa “faixa branca à marrom”, cores que antecedem a faixa preta no judô. No Dangai, as lutas são divididas de acordo com a cor da faixa de cada judoca e não somente pela categoria como nas outras competições. Desta forma, os atletas são divididos pelas faixas nas quais estão em quatro níveis: branca/cinza/azul, amarela/laranja, verde/roxa e marrom/preta.

Foto: ACS/Usipa

Comentários