Usipenses confiantes na estreia no Campeonato Mineiro


Usipa e América se enfrentaram pela última vez em 2015, pelo hexagonal do Mineiro. Na ocasião, o América venceu por 2 a 1, no Infantil, e 3 a 1 no Juvenil. Foto: Jane Aguiar

A equipe da Usipa inicia neste sábado, contra o América, a jornada em busca do título do Campeonato Mineiro Infantil e Juvenil da 1ª Divisão. A partida será realizada no CT de Santa Luzia, na região Metropolitana de Belo Horizonte. A categoria Infantil entra em campo às 9h e logo em seguida, às 11h, é a vez da categoria Juvenil.

Nesta temporada, o campeonato conta com algumas mudanças. As 15 equipes foram dividas em três grupos, no qual os clubes enfrentam os times dos outros grupos, totalizando dez jogos na primeira fase. Ao final da fase classificatória, as duas melhores equipes de cada grupo avançam para o hexagonal.

No hexagonal, os times se enfrentam em turno e returno. As duas melhores equipes, garantem vaga na final da competição, que será disputada em jogo de ida e volta.

Para o técnico da categoria Juvenil, Welmo Moura, os jogos de cada fase será como se fosse uma final por jogo. “É uma situação que a gente não pode tropeçar. São 10 jogos, ou seja, 10 decisões. Vamos tirar o melhor do regulamento e fazer com que o mérito da classificação seja nosso”, afirmou Welmo.

Usipa realizou vários jogos-treinos na temporada. Foto: Welmo Moura

Na categoria Infantil, a grande maioria dos atletas irão estrear na competição. Segundo o técnico Elder Euler, o ponto forte do time Infantil é o conjunto. “Todos estão empenhados, treinando bem e com uma boa expectativa para a competição. Para um garoto isso é uma grande responsabilidade. Eles sofrem pressão desde cedo e têm um grande compromisso. É preciso mostrar resultado até para a família. Muitos encaram o futebol como uma profissão e não somente lazer”, explicou Elder.

Neste momento, a parte física e técnica já foi toda desenvolvida. Já a parte tática, está nos seus ajustes finais. “O Campeonato Mineiro exige um alto nível dos atletas em ambas as categorias. Ele é uma competição bem diferente da nossa realidade regional e não se resume apenas na parte física, mas também na parte psicológica, devido ao grau de dificuldade”, destacou Welmo.

Preparação para a competição.

A Usipa começou a preparação para a competição em janeiro. De lá pra cá, o Departamento de Futebol da Usipa avaliou fisicamente todos os jogadores e, a partir dessa atividade, traçou o planejamento de desenvolvimento técnico, tático e físico.

Além disso, nesse processo preparatório, o clube realizou a avaliação técnica, que contou com três fases eliminatórias, objetivando a captação de novos talentos. Dessa forma, os participantes que apresentaram o melhor desempenho foram integrados ao grupo tricolor.

Durante a pré-temporada foram realizados vários jogos-treinos e amistosos. A categoria Juvenil disputou nove partidas, venceu sete e empatou duas. Já a Sub-15, entrou em campo três vezes, empatou uma e saiu vitoriosa nas outras duas oportunidades.

O coordenador de futebol do clube, Dalton Pinheiro, destaca que agora é o momento de passar tranquilidade e confiança para os atletas, de modo que façam uma boa estreia no Mineiro. “Os atletas precisam estar confiantes, convictos e seguros de que o trabalho foi desenvolvido para fazer um bom jogo. A forma de transmitir isso para os jogadores tem que ser tranquila, amenizando a pressão da estreia. Principalmente por estarmos estreando com uma equipe favorita ao título, o América-MG”, disse Dalton.

Comentários