Xadrez na educação Infantil de Timóteo

Em Timóteo, na rede municipal de ensino o xadrez é contemplado nas aulas de educação física, sendo apresentado já na Educação Infantil com o objetivo de proporcionar a todos os alunos o contato com o jogo de xadrez, estendendo a oportunidade de jogar em casa com amigos e familiares. Em novembro, o Clube Brasileiro de Xadrez Escolar, situado na Escola Municipal de Timóteo, recebeu a visita de vários alunos das escolas infantis da rede municipal, para conhecerem o espaço e aprofundarem as noções sobre a modalidade esportiva.

São inúmeras as vantagens da prática do xadrez, as mais lembradas e verificadas são o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, atenção, memória e a criatividade. Além de estimular também a imaginação e trabalhar valores como responsabilidade, autoconfiança, respeito ao adversário e paciência.

A partir dos quatro anos, as aulas são direcionadas aos pequenos contos, representação das peças em desenhos trabalhando com a massa de modelar. Aos cinco anos aprendem sobre a história e jogos paralelos com xadrez reduzido (menor quantidade de peças). Com seis anos a criança aceita com mais tranquilidade os jogos com regras, podendo assim começar a aprender as do xadrez.

Para salientar a importância do esporte, a coordenadora de Educação Física, Adriana Ferreira Barbosa, cita o livro ”O xadrez e a formação dos alunos“,  de Sandra Vaz de Lima, que relata que o xadrez é um jogo que estimula o desenvolvimento mental das crianças, além de lhes impor uma disciplina atrativa e agradável, aumentando suas capacidades de cálculo, raciocínio e concentração.

Foto: ACS PMT

Comentários